PÓLO BEZERRA DE MENEZES

Escrito por Cel. Antônio Alfredo de Souza Monteiro

 

ESPÍRITAS DO BRASIL PROCURAM A CASA ONDE NASCEU BEZERRA DE MENEZES 
Durante muitos anos espíritas do Brasil procuravam o local onde nasceu Bezerra de Menezes. Sabia-se como sendo no município do Riacho do Sangue, hoje Jaguaretama. Mas tudo muito vago. 
 

SAIBA UM POUCO SOBRE JAGUARETAMA

Data de criação do Município: 29/08/1965. Obs: Dia e Mês do nascimento de Bezerra de Menezes.. Variação toponímica: Riacho do Sangue, Riacho das Pedras, Frade.. População: 20.000 habitantes. Distancia de Fortaleza: 240 Km 
 
Está situada no sertão central, no vale do rio Jaguaribe. O açude castanhão banha Jaguaretama como uma dádiva de Deus. O clima é quente e a vegetação predominante é a caatinga. 
A CAATINGA Na longa estiagem o sertão é semideserto. A vegetação adaptou-se ao clima para se proteger. As folhas são finas ou inexistentes. Algumas plantas armazenam água, como cactos, outras se caracterizam por terem raízes praticamente na superfície do solo para absorver o máximo da chuva. 
 
EM 1973, O JORNALISTA HELDER CORDEIRO DESCOBRE "POR ACASO" AS RUÍNAS DA CASA ONDE NASCEU BEZERRA DE MENEZES.
 
Helder Cordeiro, hospedado na Fazenda Santa Bárbara, propriedade de Juarez Olímpio, em conversa, o fazendeiro revelou que naquela região havia nascido uma criança que dizem ser hoje um Espírito de Luz de nome Adolfo Bezerra de Menezes. No dia seguinte, o jornalista amanheceu com um desejo inexplicável de conhecer o lugar mesmo sem saber quem era Bezerra de Menezes. Assim, enfrentando o sol, abrindo picadas, chega as ruínas da casa onde nasceu o anjo da bondade. 
 
Veja como a providencia Divina fez reencarnar, em nome do amor, o médico dos pobres, a 173 anos, num local de extrema pobreza.
 
A CAPEMI, POR ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL, CONSTRÓI HOSPITAL EM JAGUARETAMA.
A CAPEMI, ao tomar conhecimento da descoberta, construiu e inaugurou em 4 de Dezembro de 1977, junto às ruínas, um monumento a Bezerra de Menezes e, na cidade de Jaguaretama, por orientação Espiritual o hospital maternidade Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, único hospital do município que até hoje atende a população. 
 
...22 ANOS DEPOIS.
No início de Janeiro de 1997, Benvindo Melo, então presidente da FEEC - Federação Espírita do Estado do Ceará convida o Sr. Monteiro para visitar, no município de Jaguaretama, as ruínas da casa do Médico dos Pobres: - Ao chegarmos em Jaguaretama contratamos um guia que nos levou ao local. As ruínas ficam a 15 Km da cidade, em plena caatinga do sertão Cearense. 
 
RECONSTRUÇÃO DA CASA DE BEZERRA DE MENEZES 
Benvindo Melo, presidente da FEEC, determina que fosse reconstruída a casa de Bezerra e transformada em um museu. 
 Reconstrução no mesmo local e encima dos mesmos alicerces da casa onde nasceu Dr. Bezerra de Menezes.
 
 
INAUGURAÇÃO DA RECONSTRUÇÃO DA CASA ONDE NASCEU DR BEZERRA
 
No dia 9 de Março de 1977, chegavam as caravanas, para a inauguração. O confrade Cel. César Soares dos Reis, Presidente do Lar Fabiano, descerrou a fita e todos se aproximaram do museu, numa vibração indescritível. Espontaneamente deram as mãos e cantaram o hino de Bezerra de Menezes. Estava inaugurado o museu, e criado o Pólo de Divulgação Espírita Bezerra de Menezes. Médiuns e videntes presentes à solenidade informaram sobre a presença de falanges de Espíritos iluminados que naquele momento prestavam reverencia ao Dr. Bezerra de Menezes. 
  
Acompanhamos o irmão Benvindo em todas as viagens semanais. Foram mais de 50 em 1997. São 560 Km ida e volta. Mesmo doente, Benvindo não faltou uma só semana. Viajou, até que seu corpo abatido por uma paralisia, não mais o permitiu caminhar. Determinado em suas ações idealizou o Pólo de Divulgação Espírita Bezerra de Menezes, hoje uma realidade.
 
Bemvindo mesmo com problemas de saúde e de locomoção participa da inauguração do museu e criação do Pólo de Divulgação Espírita Bezerra de Menezes.
Nos arredores da casa tudo era seco, um calor intenso, terreno pedregoso, sem água, sem gente, sem energia elétrica, sem árvores que nos abrigassem do sol em nossas idas. Sem gente para conversar, sem pássaros para cantar, quase sem vida, um deserto. Benvindo via tudo diferente. Via pelos olhos espirituais e nos dizia: 
- Monteiro, estou vendo aqui na frente uma cidade, e apontava com o braço trêmulo, apoiando-se com o outro na bengala. Uma pequena cidade, muita gente morando, muitas crianças estudando. Vejo tudo verde, muitos pássaros, é tudo muito lindo! O Cel. Rolemberg(*), desencarnado, está me dizendo que a cidade em breve será uma realidade. Ele faz parte da falange do Dr. Bezerra de Menezes e Frei Fabiano de Cristo.
Respondemos de imediato: 
- Cidade, Benvindo! Isto é impossível neste local! Nem Bezerra de Menezes ficou aqui, foi embora para o Rio de Janeiro. Não tem água, energia, gente, não tem vida, Benvindo. Quem construiria uma cidade? De onde os recursos e quem se atreveria a vir morar aqui para morrer de fome? E digo mais, não acredito nesse Espírito. - Benvindo ficou calado e um pouco triste. 
 
Benvindo pela sua vidência via o Cel. Rolemberg(*) e cenas do futuro de como seria o Pólo Espírita Bezerra de Menezes.

(*) Cel Rolemberg foi o presidente da CAPEMI que construiu em Jaguaretama o hospital maternidade Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. Adquiriu o terreno onde se situava as ruínas da casa e construiu um monumento em homenagem a Dr. Bezerra. No dia da inauguração do hospital foi o primeiro paciente a ser atendido. Viajou para o Rio de Janeiro e dias depois desencarnou. A sua missão foi cumprida. Fez um belo trabalho.
 
CIDADE NOVA ERA
Para não perder o amigo e devido a grande admiração que temos por ele, projetamos a pequena cidade, com ruas, escolas, praças, fábrica, muitas árvores, muitos pássaros, muita vida, tudo como ele dizia ver. Afinal o papel aceita tudo, pensávamos. A pequena cidade iniciaria com cerca de 200 casas.
Passamos a planta às suas mãos. Com a direita trêmula segurou o projeto. Seus olhos brilhavam de alegria. Vi uma lágrima rolar pela face. Enxugou-a com as costas da mão, e como era seu costume, improvisou uma rima relativa a cidade. Dali, com o projeto da cidade Nova Era nas mãos, fomos procurar o fazendeiro Juarez Olímpio. Benvindo queria adquirir alguns hectares e dividi-los em pequenos lotes para iniciar a cidade. O fazendeiro foi taxativo: 
- Não vendo! Foi um balde de água fria! 
 
O INCRA DESAPROPRIA AS TERRAS DO FAZENDEIRO JUAREZ OLÍMPIO. 
Benvindo viajou para São Paulo e lá ficou vários meses para tratamento de saúde.
Nós abandonamos o projeto. Tudo ficou parado, já não havia mais vontade.
Benvindo nos telefonava seguidamente de São Paulo incentivando-nos dar continuidade ao projeto. E perguntava: - Como esta a cidade Nova Era?
E eu respondia brincando: - Já Era...
Qual foi nossa surpresa quando o INCRA desapropriou as terras de Juarez e construiu próximo à casa de Bezerra 3 (três) vilas agrárias para os sem-terras. Justamente para aqueles mais humildes e necessitados, a quem o Médico dos Pobres sempre ajudou.
No local exato onde Benvindo dizia ver a vila, hoje é uma realidade com mais de 200 famílias assentadas beneficiando-se do Pólo por ele criado. 

Coincidência, obra do acaso, seja o que for, Benvindo tinha razão... e o Cel Rolenberg também.
Passei a acreditar mais no trabalho da espiritualide. 
  
BENVINDO AO PARTIR PARA A ESPIRITUALIDADE PEDE PELO PÓLO
Consciente que em poucos dias iria partir para o plano espiritual, já quase sem movimento nos braços, numa visita que o fizemos, segurou em nossas mãos e sussurrou com voz fraca: - não abandone o Pólo, tenha coragem! 
Fomos envolvidos por uma energia nunca d'antes experimentada. Saímos daquele encontro feliz. Viajamos para Jaguaretama e reiniciamos a tarefa abandonada. Quando lá chegamos recebemos a notícia do desencarne do nosso irmão, orientador e benfeitor do movimento Espírita Cearense. Benvindo é um espírito iluminado. É como um cometa que reaparece na terra de tempos em tempos. 
 
O OÁSIS NO MEIO DA CAATINGA
O Lar Fabiano de Cristo, a FEEC, o Grupo Espírita Paulo e Estevão e muitos espíritas Cearenses, acreditando na proposta do irmão Benvindo transformaram o Pólo, nesses anos de existência, num oásis. Mantem um trabalho de assistência e promoção social que engloba toda a família, levando a educação, a instrução, propondo mudanças enobrecedoras, chegando a ponto de chamar atenção do INCRA e outros órgãos Estaduais e Federais pelo exemplar trabalho realizado com os sem-terras.
 
Em lugar dos galhos secos e retorcidos, plantou-se o Nin Indiano, árvore sagrada da Índia, transformando o Pólo num verdadeiro cenário Europeu. Pássaros que antes não existiam ali passaram a habitar como um viveiro livre, onde diversas espécies ali abrigam-se e se reproduzem. Pequenos animais começam a aparecer contrariando todo o cenário antes existente. Campanhas ecológicas constantemente são feitas junto aos assentados incentivando-os o respeito à natureza e a preservação da vegetação nativa.
 

PROJETO FEIJÃO VERDE NO VERÃO
Era quase impossível imaginar que nos meses secos pudesse o sertanejo obter feijão verde e matar a fome. Inúmeras famílias orientadas pelo Lar Fabiano de Cristo em parceria com o Grupo Espírita Paulo e Estevão - GEPE, iniciaram o plantio de feijão irrigado. Cada grupo de três a quatro famílias receberam, por empréstimo, um kit irrigação. Mais de quatro hectares de terra foram irrigados. O resultado foi surpreendente, da terra seca veio a benção em forma de feijão verde que saciou a fome.
      
FABRICA DE REDES DE DORMIR 
Dentro do Pólo, o Lar Fabiano desenvolveu um projeto piloto "redes de dormir". O projeto visa não só a fabricação de redes de dormir, mas de outros produtos artesanais muito procurados. A fábrica é gerenciada pelos próprios assentados e beneficia cerca de 50 pessoas que tiram uma pequena renda para complementar as despesas de casa.
A fábrica é dirigida por jovens, filhos dos assentados, que ao invés de ficar com a mente desocupada, encontram ali o trabalho dignificante.
      
ESCOLA FABIANO DE CRISTO
A escola é o coração do Pólo. Nela pulsa o amor, a educação, a instrução e sobretudo a dedicação dos professores que fizeram da Escola Fabiano de Cristo a escola modelo do Vale do Jaguaribe. O corpo docente é composto por 1 (uma) coordenadora pedagógica e 9 (nove) professores, sendo 8 (oito) formados em pedagogia. Conta também com 4 (quatro) auxiliares de serviço e muitos voluntários.
A escola tem 2 (dois) pisos. 
No primeiro piso 6 (seis) salas com capacidade para 25 alunos cada, 1 (uma) secretaria, 1 (uma) cozinha, 1 (um) refeitório, 8 (oito) banheiros; 4 (quatro) femininos e 4 (quatro) masculinos e a cooperativa Cel Suliano. O segundo piso é idêntico ao primeiro.
     
Semanalmente os alunos hasteiam a bandeira do Brasil, do Município, do Pólo e cantam o Hino do Brasil. A cidadania é um marco forte da Escola Fabiano de Cristo.

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA
 No segundo piso funciona a escola de informática com 10 computadores, onde os alunos são instruídos diariamente. A princípio foram capacitados monitores escolhidos dentre os alunos da escola. Estes monitores são assistidos pelos professores que por sua vez recebem orientação de uma coordenadora voluntária de Fortaleza.
      
Atividades desenvolvidas na Escola de Informática em 2003
- Confecção do livro "Cantiga de Roda" com 20 páginas pela 3ª, 4ª e 5ª séries 
- Confecção de livro "Brincadeira é coisa Séria" pela 6ª série.
- Confecção de cartões de natal, frente e verso, pela 7ª série.
- Confecção de um livro didático pela 8ª série. 
 
 
PROJETO ADOTANDO VALORES HUMANOS NA ESCOLA
Consciente da importância de moldar o caráter das crianças e adolescentes, de transforma-los em cidadãos modelos na excelência humana, e de desenvolver indivíduos íntegros, a Escola Fabiano de Cristo implantou o Projeto Sathya Sai Educare. 
A coordenadora pedagógica capacitou-se pelo Centro Sathya Sai de Fortaleza. O Pólo patrocinou a sua participação no II Encontro Latino Americano de Educação em Valores Humanos, realizado em Belo Horizonte - MG, período de 18 a 23 de Janeiro de 2003. 
Com isso a Escola Fabiano de Cristo abriu suas portas para a capacitação de seus professores juntamente com outros 75 profissionais da área de ensino do município de Jaguaretama. Hoje a escola desenvolve a educação em valores humanos e a resposta tem sido promissora. 
  
O espiritismo não impõe a doutrina a ninguém e respeita o credo de todos. Por isso adotou na escola o método de Sathya Sai Baba, Educação em Valores Humanos por não ter caráter religioso e seguir um código de ética de amor e paz tão divulgado no Evangelho de Jesus.
       

- UMA CIDADE ESPÍRITA?
Poderíamos dizer que sim. Pois quase todos os moradores das vilas participam ativamente das atividades Doutrinárias do Pólo, que são por eles dirigidas.
A Evangelização Infantil para 200 crianças e 50 jovens é toda desenvolvida e acompanhada pelos moradores. A Escola de Pais que estuda o Evangelho e as palestras Públicas também são dirigidas pelos assentados. Estas vilas são tidas pelo INCRA como os melhores assentamentos onde problemas não existem e não houve nenhuma desistência de moradia.
Encerramos a Evangelização Infantil em 2003, Com freqüência média no ano de 200 crianças.

COOPERATIVA CEL. SULIANO 
Suliano, Cel. do Exército, médico, escritor e pesquisador dos fenômenos mediúnicos e paranormais, espírita atuante, criou e construiu o Hospital Psiquiátrico Dr. Suliano. Muito ajudou o Pólo. Desencarnou em 1999 e o Pólo retribuiu a sua dedicação com o nome da Cooperativa: Cel. Suliano.Os alimentos arrecadados pelo Grupo Espírita Paulo e Estevão - GEPE, em média 1.000 quilos mensais são enviados para o Pólo para a Cooperativa Cel. Suliano. É dirigida por um assentado onde esses alimentos são direcionados para os mais carentes. Pequenos serviços voluntários que beneficiam a Escola Fabiano de Cristo são compensados com o Bônus Alimentação. 
  
VISITAS AO PÓLO
Muitas caravanas visitam constantemente o Pólo para conhecer mais de perto a casa onde nasceu o Médico dos Pobres, sentir as vibrações, fazer meditações, preces. Normalmente as caravanas dormem no Pólo. Se você tem vontade de conhecer programe-se. Vai desfrutar de uma energia benfazeja que pulsa naquele local e com certeza será beneficiado.
 
COMO CHEGAR NA CASA ONDE NASCEU BEZERRA
- Fortaleza - Jaguaretama: 240 Km em ótima estrada asfaltada. 
Jaguaretama - Pólo: 12 Km em estrada carroçável. 

Apoio Logístico.
a) Transporte em ônibus de linha Fortaleza - Jaguaretama.
Ônibus: Duas vezes ao dia, 5 horas de viagem
Preço: (A consultar),
Jaguaretama - Pólo Chega-se ao Pólo de moto-taxi.
Moto-taxi: R$ (A consultar).
OBS: Sai mais em conta alugar um ônibus com ar-condicionado, média de 50 lugares. 
b) Alimentação para caravanas, o café, almoço e jantar, podem ser contratados na cidade para serem servidos no refeitório da Escola Fabiano de Cristo. 
   
EXEMPLO DE UMA PROGRAMAÇÃO EM CARAVANA 
Sábado    
Saída de Fortaleza -13:00 h.
Chegada ao Pólo - 17:00 h.
Instalação - 17:00 às 18:00 h.
Jantar - 18:30 às 19:30 h.
Reunião Pública - 19:30 às 20:30 h.
Reunião Confraternativa - 21:00 às 22:30 h.
Programe músicas, brincadeiras, meditação, relaxamento...     
Silêncio - 22:00 h.
Domingo
Alvorada - 6:00 h.
Cooper - 6:30 às 7:00 h
Café da Manhã - 7:30 às 8:00 h.
Evangelização Infantil e Escola de Pais - 8:00 às 9:30 h.
Sopão e lanche para as crianças e pais - 10:00 h.
Almoço - 11:30 h.
Retorno a Fortaleza - 12:30 h.
Chegada a Fortaleza - 17:00h.
 
Obs: Levar:
- Água mineral.
- Rede de dormir, lençol, toalha, etc.
- Material para Cooper.
- Lanche para as crianças da evangelização.
- Faça uma programação durante a viagem: músicas, brincadeiras e outros entretenimentos.
- Programe a Palestra Pública para os pais Domingo de manhã e Sábado à noite. 

 
 
O INESPERADO
 
Quando tudo parecia ir bem, inverno forte, água bastante, vida em abundância, o pequeno açude provavelmente construído pelos pais de Dr. Bezerra, transformado posteriormente em uma barragem pelo fazendeiro Juarez Olímpio, não resistiu a enchente e foi arrombado.
Em pouco tempo a seiva da vida do sertão nordestino se esvaiu como uma veia que se rompe.
Durante alguns dias tomou conta da Vila Bezerra de Menezes um clima de tristeza, vi alguns deles chorar, mas nunca blasfemar.
A fé em Deus do valoroso sertanejo e a confiança em Dr. Bezerra foi muito alem da dor. E dizem: - de todo mal nasce um bem, Dr. Bezerra vai dar um jeito.